Primeiramente, você já deve ter se perguntado se deve comprar ou alugar um imóvel. Mas, é preciso avaliar alguns aspectos na tomada dessa decisão.
No avançar da vida adulta algumas oportunidades vão surgindo, e abraçamos a medida de nossas necessidades, ou da disposição de nosso orçamento.
Adquirir um imóvel faz parte dessa lista, sobretudo, se você deseja construir uma família. Mas, essa é a opção certa?
No meio de percentuais que mudam de acordo com a variação do mercado financeiro, a questão comprar ou alugar vem sendo frequente. Portanto, saiba qual a melhor opção!
Entenda a diferença entre o Programa Minha Casa Minha Vida e o Casa Verde e Amarela!
É melhor comprar ao invés de alugar?
Primeiramente, comprar é o ato de obter um imóvel mediante ao pagamento. No caso de imóveis e seus valores, seguem regras de mercado, ou seja, não existe cobrança aleatória, ela depende de pontos como:
- Política de juros atual aplicada no país;
- Tamanho;
- Localidade;
- A disponibilidade de serviços relacionados;
- Saneamento e infraestrutura;
- Novo ou usado, etc.
Decerto, para comprar um imóvel é preciso ter uma boa economia na poupança, ou recorrer ao financiamento imobiliário. E esta segunda situação é bem mais comum no Brasil. Porém, a fim de financiar a aquisição da casa própria é preciso ter crédito, e conseguir aprovação junto a alguma instituição bancária. E aí, entram as longas prestações, juros e outros tributos associados.
Contudo, a diferença básica entre comprar ou alugar é ter um patrimônio em seu nome. Ao optar pela compra terá um imóvel seu, e poderá alugar de modo a gerar uma renda. Portanto, se já escolheu uma cidade para morar, onde seguirá carreira e constituirá família, adquirir a casa própria faz todo sentido, mesmo que tenha um ônus financeiro até a quitação.
Alugar
Sendo assim, alugar é a contratação de um imóvel, por certo tempo, e se assume pagar valores mensais, nos quais sofrem variação (anual) de acordo com índice da inflação. Trata-se de modelo bastante popular no país, principalmente, entre os mais jovens. Aparentemente é percebido como prejuízo, pois, você pagará mensalmente um apartamento no qual nunca será seu.
Contudo, não é essa a visão que deve orientar sua escolha entre comprar ou alugar. É necessário avaliar quais são seus planos de vida e carreira. Locar é muitas vezes mais rentável, principalmente quando você não está morando na sua cidade original, ou se pretende trabalhar em outro país. Também oferece vantagens como:
- Possibilidade de fazer um contrato curto, permitindo morar numa casa alugada, enquanto a sua passa por reformas;
- O valor do aluguel é menor quando comparado a uma parcela de financiamento;
- Os caríssimos reparos e manutenções não são obrigações do inquilino;
- Em muitos casos é possível negociar a isenção do pagamento de IPTU e outros tributos com o proprietário do imóvel.
Sendo assim, muitas famílias optam por morar em imóveis alugados, quando calculam na ponta do lápis receita e despesas, essa flexibilidade é vantajosa.
Comprar ou alugar? Qual vale mais a pena?
Primeiramente, a partir do que foi mencionado anteriormente, podemos concluir algumas coisas em relação a comprar ou alugar algum imóvel. Sendo assim, veja abaixo quando comprar ou alugar.
Deve-se comprar ao invés de alugar, quando se busca estabilidade, já tem sua carreira profissional consolidada, vai constituir família, e, claro, tem os recursos financeiros disponíveis, a compra é o ideal. Outro ponto, é ter segurança financeira se escolher o financiamento, pois as prestações se estendem por muitos anos, e você precisa manter os pagamentos em dia de modo a evitar sanções.
Portanto, deve-se alugar ao invés de comprar, quando se deseja um estilo de vida transitório, sem uma sede familiar para criar laço. Entretanto, escolher alugar não se limita a esse caráter, você também pode avaliar, a longo prazo, se vale a pena empregar parte do seu orçamento numa prestação de financiamento. Assim, a decisão entre comprar e alugar dependerá muito da sua experiência pessoal e das ofertas do mercado imobiliário.
Comprar à vista ou financiar?
No caso de decidir pela compra, carregar débitos por longos anos nunca é o ideal. Mas, se as condições de financiamento forem boas, vale buscar crédito bancário, a Caixa Econômica Federal costuma ser uma boa opção. Lembre-se sempre, em qualquer formato é fundamental avaliar todos os cenários.
Só para ilustrar, você precisa projetar como será o bairro onde pretende morar daqui há 10 anos. O objetivo é saber se o local estará valorizado, permitindo negociar seu patrimônio e reaver o investimento. Sendo assim, são esses os nuances entre comprar ou alugar. Portanto, avalie tudo a fim de fazer um bom negócio.
Gostou do nosso artigo falando se vale a pena comprar ou alugar alguma casa ou apartamento? Deixe um comentário dizendo qual a melhor escolha para você!
Quer saber se vale a pena fazer um consórcio de imóvel? Então clique aqui!