Primeiramente, alugar imóvel pode trazer muitos benefícios, inclusive na hora de comprar uma casa ou outra propriedade, dando flexibilidade na hora de se mudar.
Afinal, algumas pessoas pensam que alugar uma casa ou apartamento é uma perda de tempo ou dinheiro.
Pois, comprar seu próprio imóvel muitas vezes pode ser mais lucrativo, mesmo sendo financiado em várias parcelas.
No entanto, existem muitas coisas nas quais devem ser levadas em consideração antes de dar esse grande passo na vida.
Dessa forma, trazemos este artigo a fim de tirar todas essas dúvidas sobre como deve-se alugar imóvel.
O que é preciso para alugar imóvel?
Primeiramente, se você está procurando um lugar para morar, deve ter se perguntado “Qual imóvel preciso alugar através de uma imobiliária?”. O processo de locação envolve burocracia, levantando muitas questões tanto aos proprietários quanto aos inquilinos. Se você não observar os detalhes com atenção, pode causar desconforto ou até danos.
Sendo assim, é necessário estar atento aos principais pontos dos documentos de referência, os direitos e obrigações do locatário e do locador, a garantia do arrendamento e outros fatores. De modo a esclarecer todas essas questões, preparamos este artigo, então leia a seguir a fim de conhecer todas essas informações e saber como alugar um imóvel.
Benefícios de se alugar imóvel
Primeiramente, alugar imóvel pode se tornar mais flexível, pois é cada vez mais comum mudar-se para mais perto da universidade, faculdade ou família. Além disso, alugar imóvel tem um prazo curto e pode ser facilmente renovado, e se você está pensando em fazer alterações, não precisa se preocupar com a burocracia.
Além disso, outro benefício do arrendamento é que todos os custos de manutenção e reforma do imóvel são arcados pelo proprietário, ou seja, o inquilino não precisa se preocupar com custos adicionais.
Documentos necessários
Portanto, separamos as listas de documentos individuais e empresariais de modo a não ter erro na hora de alugar imóvel. Além disso, algumas solicitações de arquivo podem mudar, dependendo de cada atributo. Se o inquilino for um indivíduo, é necessária a seguinte documentação:
- Cópias autorizadas de RG e CPF;
- Cópia autorizada do RG e CPF do cônjuge (se houver);
- Certidão de casamento, morte ou divórcio se necessário;
- Comprovante de receita sendo mais de três vezes o aluguel, e lembre-se que a receita pode ser composta;
- Comprovante de endereço;
- Restituição do Imposto de Renda;
- Formulário de registro exigido pela locadora.
Mas, caso tenha perdido ou não encontre algum desses documentos, pode-se solicitar através da plataforma do governo o Gov.br, contudo, isso fica limitado apenas aos documentos pessoais. No entanto, se o locatário for uma pessoa jurídica, é necessária a seguinte documentação a fim de alugar um imóvel:
- Contrato social e alterações contratuais;
- Cartão CNPJ;
- Balanço da empresa assinado por contador inscrito no CRC;
- Formulário de registro de cidade ou estado;
- Declaração de imposto de renda da empresa;
- Comprovante de endereço da empresa;
- Formulário de registro exigido pelo locador;
- A cópia autorizada do RG e CPF da empresa titular;
- A certidão de casamento do titular;
- Comprovante de endereço do titular;
- Documentos exigidos por fiadores individuais.
Além disso, de modo a efetuar o arrendamento, o arrendatário pode optar pela forma de apresentação do fiador, pelo que o arrendatário deve possuir bens nos quais não sejam reembolsados em violação do regulamento. Portanto, é necessária mais papelada. Sendo assim, eles são:
- Certidão de ônus reais;
- Uma cópia do último IPTU do bem garantido;
- Documentos completos do cônjuge (se houver);
- Comprovante de renda.
Qual o papel da imobiliária?
Primeiramente, pode-se optar por alugar algum imóvel diretamente com o proprietário. No entanto, essa prática não é mais tão frequente, porque nenhuma das partes está segura. Conforme mencionado anteriormente, o processo de alugar imóvel envolve vários problemas nos quais precisam ser analisados antes de concluir a transação.
Portanto, as empresas imobiliárias desempenham um papel vital nas negociações intermediárias. Profissionais com conhecimento de mercado avaliarão se o preço do aluguel é suficiente, redigirão um contrato efetivo no qual satisfaça ambas as partes e fornecerão suporte jurídico e documentos práticos.
Dessa forma, ao alugar imóvel, a imobiliária também irá inspecionar a propriedade e avaliar os direitos dos inquilinos e proprietários. Portanto, deve-se haver uma imobiliária confiável a fim de garantir transações seguras, tranquilas e justas. Sendo assim, essas são as informações nas quais você precisa saber sobre como alugar imóvel!