Adquirir uma casa sem pagar prestações muito altas é o que muitas pessoas desejam. E o consórcio imóvel é a modalidade mais indicada para se conquistar esse objetivo.

Pois, muitas famílias têm parte do orçamento comprometido com o aluguel, já outras desejam aumentar o patrimônio e comprar um apartamento ou casa.

Publicidade

O financiamento imobiliário para estes dois grupos muitas vezes não é o ideal, principalmente quando o dinheiro é pouco ou insuficiente.

Sendo assim, uma ótima opção é o consórcio imóvel. Pois, além da possibilidade de menores prestações, é mais prático contratar e as cobranças de juros são baixas.

Além disso, veja também o Guia completo do Financiamento de Imóvel!

O que é Consórcio Imóvel?

Primeiramente, o consórcio imóvel é um fundo comumente mantido de maneira coletiva por várias pessoas, nas quais pagam mensalmente uma parcela, durante um prazo delimitado num contrato. Todos os meses é realizado um sorteio e um desses integrantes é contemplado com carta de crédito, e desta maneira pode comprar seu imóvel.

Diferentemente do financiamento, o consórcio possibilita você conseguir o valor inteiro do imóvel desejado, não incidindo em alíquotas de juro, apenas é cobrada uma taxa de gestão (pela administradora). Esse crédito pode ser usado nas seguintes situações:

Publicidade
  • Aquisição de imóveis residenciais e comerciais (planta, novos e usados); terrenos; casa de praia ou de campo;
  • Reformar e construir;
  • Quitar financiamentos imobiliários.

Benefícios do consórcio imóvel

Vale a pena fazer um Consórcio Imóvel

Primeiramente, o consórcio imóvel traz diversos benefícios. Sendo assim, outros benefícios do consórcio imóvel são:

  • Possibilidade de dar uma entrada e adiantar a liberação da carta de crédito;
  • Não são cobrados juros, e a taxa de administração é fraccionada nas parcelas pagas mensalmente;
  • O valor liberado também pode ser usado a fim de pagar registros, seguros e outras cobranças ligadas ao imóvel.

Os prazos variam de acordo com suas necessidades, mas existem consórcios de imóveis nos quais oferecem até 200 meses para quitação. Em relação aos lances e sorteio, vale diferenciá-los, desse modo temos:

  1. Sorteio – com base nos sorteios da Loteria Federal é que acontecem as contemplações da carta de crédito. É o número da cota na qual representa o consorciado na loteria;
  2. Lance fixo – é 20% do valor do saldo devedor, e aquele com cota próxima da sorteada pela Loteria Federal, é contemplado;
  3. Lance livre – o consorciado pode oferecer qualquer valor (que esteja acima de sua parcela regular) no qual se tornará um percentual; o premiado neste caso é quem dá o maior valor.

Sendo assim, é possível ofertar os 2 tipos de lance numa Assembleia, e não perderá o direito de ser contemplado pelo número da cota.

Carta de crédito

Mensalmente ocorre a Assembleia Geral Ordinária, e nesta são realizados os sorteios, verificação dos lances, e por consequência, são informados os nomes dos contemplados. Os beneficiários do mês recebem uma carta de crédito, na qual se trata de um documento permitindo a compra (à vista) de determinado imóvel.

Ela tem a anuência de alguma instituição financeira, na qual é responsável pela liberação dos valores ao vendedor da casa ou apartamento, por exemplo. A carta de crédito do consórcio imóvel é corrigida de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). O objetivo dessa atualização é não permitir que o consorciado perca o seu poder de compra.

Cuidados necessários

O consórcio imóvel tem menor burocracia para sua contratação, porém, existem exigências legais. Desse modo, é preciso verificar, antes da contratação, se a instituição onde oferta tal modalidade atende os requisitos do Banco Central.

Outro ponto importante, é solicitar a sua cota diretamente com a administradora do consórcio, e nunca através de terceiros. Pessoas nas quais tem restrições de crédito têm dificuldade a fim de liberar o valor, portanto, é importante limpar o nome, evitando enfrentar problemas se for sorteado.

Vale a pena fazer um Consórcio de imóvel?

Em princípio, sim, o consórcio imóvel vale a pena. Contudo, é preciso avaliar sua situação atual, se por exemplo necessita urgente do imóvel, e não tem dinheiro para dar lances, o financiamento é a recomendação. Contudo, se está sem pressa, e deseja pagar pequenas parcelas, o consórcio imóvel, é sem dúvida, a escolha certa.

Sendo assim, o consórcio imóvel é um formato onde não requer sua ida ao banco, e tudo pode ser fechado online, esse é o caso do consórcio da Caixa. Todo o desenrolar das assembleias você pode acompanhar na área do cliente. Portanto, depende, basicamente, se já quer morar ou busca investir numa casa, apartamento, terreno, etc. Seja como for, o ideal é escolher uma instituição séria a fim de solicitar o seu consórcio imóvel.

Saiba como usar o FGTS no Casa Verde e Amarela!

Publicidade